top of page
Gráficos

Principais Dados em SAN

Dados sobre Segurança Alimentar e Nutricional são informações coletadas e analisadas para entender a situação da alimentação e da nutrição de uma população. Esses dados fornecem um retrato detalhado do acesso, disponibilidade e qualidade dos alimentos, permitindo identificar desafios, monitorar progressos e direcionar políticas públicas e ações para garantir que todas as pessoas tenham acesso a alimentos seguros e nutritivos.

VULNERABILIDADE

A Vulnerabilidade Alimentar é uma condição complexa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, inclusive no Brasil. Ela ocorre quando indivíduos ou famílias não têm acesso regular e permanente a alimentos seguros e nutritivos em quantidade suficiente para garantir uma vida saudável e ativa. Essa situação pode ser causada por diversos fatores, como pobreza, desigualdade social, desemprego, instabilidade econômica, desastres naturais e conflitos armados. A vulnerabilidade alimentar não se limita à falta de comida, mas também envolve a qualidade dos alimentos consumidos, a disponibilidade de água potável e os conhecimentos sobre alimentação saudável. As consequências da vulnerabilidade alimentar são graves e duradouras, afetando o crescimento e desenvolvimento de crianças, a saúde de adultos e idosos e a produtividade econômica de um país.

Vulnerabilidade

Atualizado em outubro/2024

Fonte: Cecad/2024 e Cadastro Único

PERCENTUAL DE COMPRAS DA AGRICULTURA FAMILIAR - R.M.B.S.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma política pública brasileira que garante a oferta de alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes da educação básica pública. Esse programa tem como objetivo principal contribuir para o crescimento e desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos.

PNAE

Acesse o link abaixo e confira os valores repassados para seu  município, referentes aos programas do FNDE

Atualizado em outubro/2024

Fonte: FNDE

EXTRATO DA POLÍTICA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

A participação e o controle social é, sem dúvida, as ações mais importantes para iniciar o trabalho de implementação de segurança alimentar e nutricional sustentável em qualquer município. Para tanto, é necessário que as três ferramentas para a execução desta política pública, seja efetivada nos territórios abrindo portas para outras discussões.  A Região contempla nove cidades: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

PNAE

Atualizado em outubro/2024

Fonte: questionário próprio OBSAN/BS

bottom of page